quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Do verão para o inverno

Muita gente acha que a mudança de estação significa que o armário também tem que ser renovado. É claro, aproveitamos para usar peças que ficaram guardadas, jaquetas e cachecóis. O inverno "tropical" no Rio tem lá suas desvantagens para as amantes do frio, por outro lado é mais fácil adaptar as peças de verão e aproveita-las mais um pouco.

Os vestidos são versáteis: jaquetas pesadas fazem um contraponto no look romântico, trazendo irreverência para o visual. Até mesmo um tênis bacana pode resultar numa composição interessante. Casaquinhos e cardigans de tricot são peças-chave, e até mesmo xales artesanais ou pashminas coloridas ficam bons sobre os vestidos.

Experimente com o vestido xadrez, cuja estampa já é naturalmente associada ao inverno, e invente suas próprias combinações.


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Fotos de Moda

Está disponível no youtube (dividido em 9 partes) o comovente documentário "Darkness and Light", sobre um dos mestres da fotografia, Richard Avedon. O filme traça um panorama de sua carreira através de muitos depoimentos, inclusive do próprio Avedon, e nos revela sua importância para a fotografia de moda, que a partir de seu olhar começou a ser mais cênica e espontânea. Muitas de suas imagens parecem contar uma história, num roteiro que se deduz através da composição e dos detalhes.

Avedon é autor de imagens marcantes e famosas, além de retratos de pessoas comuns. Interessante, também, é seu pensamento e suas afirmações sobre seu ofício, além de uma bela observação sobre a moda. Ele diz: "A moda é uma das mais ricas expressões dos desejos humanos, ambições, necessidades, inseguranças... O que vestimos é uma indicação do nosso senso sobre nós mesmos. É um presente."


Para assistir ao documentário, clique aqui.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Outras exclusividades

Os vestidos "Flora" foram construídos com diversas sedas e algodões de diferentes estampas, num patchwork que os torna únicos. Há ainda outras composições nas lojas.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Raridades

De todos os mimos a que as mulheres se permitem, a exclusividade é um dos mais atraentes. É pensando nisto que muitas das peças que estão nas araras das lojas são únicas. Exclusividade combinada à palavra "liquidação" causa furor entre as nossas clientes. Hoje as fotos são de duas dessas peças, ambas na loja do Leblon, únicas e raras, e com 40% de desconto.





terça-feira, 19 de janeiro de 2010

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

São Paulo Fashion Week

Terminada a semana de moda do Rio, é hora de ficarmos atentos aos desfiles de inverno da São Paulo Fashion Week, que começaram ontem no prédio da Bienal, Parque do Ibirapuera. Sites especializados já falam sobre tendências e peças-chave da estação, e apontam os sapatos masculinos como itens essenciais nos armários. O modelo conhecido como Oxford já frequenta o guarda-roupa feminino há tempos.


O clássico sapato amarrado surgiu na Irlanda e na Escócia, e ganhou esse nome por volta de 1640 porque fez sucesso imediato entre os estudantes da Universidade de Oxford, na Inglaterra. De lá pra cá, o tradicional sapato de couro, amarração e perfurações foi revisitado diversas vezes, a ponto de ganhar salto, cores inusitadas e uma versão bem humorada da marca Comme des Garçons.



quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O verão não dá trégua

É hoje o encerramento da edição de inverno dos desfiles do Fashion Rio, mas a temperatura ainda vai demorar a cair. No Píer Mauá os chapéus estão em alta, especialmente o clássico Panamá, eternizado por figuras tão diferentes como Tom Jobim e Santos Dumont. Com ou sem chapéu, vá de filtro solar onde quer que seja, e com um vestido fresco e leve para enfrentar o calor.



Vestido "Billie" madras.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Notas sobre o Fashion Rio

Esteve no Fashion Rio o casal Scott Schuman e Garance Doré, e foram recebidos com aura de celebridades. Scott é o fotógrafo por trás do blog The Sartorialist, e Garance edita o site que leva seu nome, onde expõe suas fotos e suas belíssimas ilustrações, como esta abaixo (veja mais trabalhos aqui).




Há cerca de 5 anos, Scott começou a fotografar gente comum nas ruas de Nova Iorque. Não demorou para cair nas graças de importantes editores de moda internacionais, e desde então seu blog é citado, adorado e criticado em todo o mundo. Controvérsias à parte (nos últimos anos uma corrente critica o americano por fotografar somente pessoas ligadas à alta cúpula dos negócios de moda), o blog ainda é o mais acessado no quesito Street Style, além de ter servido de inspiração a diversos outros que surgiram.

As meninas do Atelier Clementtina fizeram sua galeria do público do Fashion Rio, e flagaram um vestido Domitila por lá! Para ver mais fotos, acesse o blog da Clementtina aqui.




sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Fashion Rio

O mundo da moda já pensa no frio: começam hoje os desfiles da edição de inverno 2010 do Fashion Rio. É a segunda edição do evento que aporta no Píer Mauá comandada por Paulo Borges, com estreias de diversas marcas no line-up. A abertura oficial da semana de moda aconteceu ontem com show de Gilberto Gil e lançamento da Mag!, a revista editada pela Luminosidade (empresa de Paulo Borges). A edição especial da Mag! fala de Rio de Janeiro, prestando homenagem à cidade Olímpica. Os jogos também são fonte de inspiração para o evento, que recebe o título de "Rio Olímpico e Maravilhoso". Para a revista, diversas figuras marcantes foram fotografadas em cartões postais do Rio, como a cantora Mart'nália, que faz show hoje no Circo Voador (veja detalhes aqui).
:: O Fashion Rio acontece de 8 a 13 de janeiro no Píer Mauá.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Na TV

Foi ao ar no Jornal Hoje da TV Globo, no dia 30 de dezembro, uma reportagem com Helen Pomposelli, consultora de moda. Helen deu dicas de modelos para o reveillon, sugeriu produções e mostrou modelos da Domitila que estão à venda no Atelier Clementtina, de Fabiana Pomposelli. Se você perdeu a matéria, clique aqui para assistir.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ano novo!

Domitila fez suas malas e aportou em Trancoso para uma venda especial durante o verão! Na Marcenaria Trancoso você vai encontrar uma seleção de vestidos de algodão e outras peças fresquinhas para atravessar a estação.


Vestidos "Navy".

Famosa por seu trabalho em madeira, a Marcenaria Trancoso recebe Domitila no Quadrado, o centro de Trancoso, cheio de construções antigas da época do descobrimento do Brasil. Casinhas coloridas, portas e janelas pintadas, lojas e pousadas, restaurantes e ateliês, assim é o Quadrado, ponto de encontro de um dos balneários mais procurados no verão. Para saber mais sobre a Marcenaria, acesse o site aqui. E para saber mais sobre Trancoso, acesse o portal turístico oficial aqui.