terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Inspiração

Iemanjá é uma das figuras mais adoradas na tradição das religiões afro-brasileiras, e dia 2 de fevereiro é a data escolhida para comemorá-la. Domitila faz uma pequena homenagem dando dicas de artistas que escolheram o mar como fonte de inspiração maior, artistas que certamente receberiam todas as atenções da Rainha do Mar.

Serena Mitnik-Miller é uma artista plástica que trabalha aquarelas, fotografia e litografia, entre outras técnicas. Criada no Havaí, desde cedo foi fisgada pelos encantos do oceano, e o movimento das águas, assim como os azuis e verdes, aparecem em suas obras.



A trajetória da poesia portuguesa revelou inúmeros casos de amor com o mar: Luis de Camões e Fernando Pessoa, entre eles, e de outro grande nome das letras surgiu uma parceria musical que reverenciou o oceano. Maria Bethânia declamou versos de Sophia de Mello Breyner Andresen no disco "Mar de Sophia", cujo verso de abertura já demonstra a força das palavras de Sophia: "Quando eu morrer voltarei para buscar os instantes que não vivi junto do mar". Escute trechos do disco clicando aqui.


O mar sempre foi o elemento central dos poemas da poetisa portuguesa. Para conhecer mais sobre sua obra e ler alguns poemas, clique aqui. Poucos títulos estão disponíveis no mercado de livros brasileiro, porém é possível encontrar alguns de seus poemas reunidos no livro "Poemas Escolhidos", da Companhia das Letras.

Nenhum comentário: