quarta-feira, 28 de abril de 2010

Alfaiataria

Tão clássica quanto a calça jeans é a calça de alfaiataria. Originalmente encontrada no armário masculino, foi adotada pelas mulheres, eternizada por Yves Saint Laurent e desconstruída pelos estilistas japoneses no fim dos anos 80. De risca-de-giz, espinha-de-peixe ou nos xadrezes, a calça de alfaiataria ficou tão democrática que hoje é usada por executivas, ou combinada a camisetas e tênis.

A versão Domitila tem recortes, zíperes e gancho baixo, em risca-de-giz preta ou musgo.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Alice e Tim Burton

A versão cinematográfica de Tim Burton para Alice no País das Maravilhas é um dos eventos mais esperados do ano para os que apreciam a sétima arte. O clássico de Lewis Carroll já foi filmado diversas vezes, imortalizado pela Disney e marcou a infância de muita gente. Uma história onírica que se passa num mundo fabuloso onde o Coelho está sempre atrasado para um chá, e onde a Rainha de Copas ordena que seus soldados pintem toda e qualquer rosa de vermelho. Alice, a menina curiosa que vai atrás do Coelho, passeia por esse mundo atenta e dá vazão a devaneios.



Johnny Depp como o Chapeleiro Maluco, Helena Bonham Carter como a Rainha de Copas e Mia Wasikowska como Alice.


A versão de Tim Burton é tão aguardada porque o diretor é mestre em transpôr para as telas esses mundos encantados, e também porque o cineasta recriou Alice à sua maneira, utilizando elementos do original porém acrescentando e modificando aspectos da história. Famoso por dar vida a criaturas fantásticas (e às vezes fantasmas também!), o diretor ganhou uma exposição no MOMA (NY) com uma retrospectiva de desenhos que fica em cartaz até o dia 26. A mostra iria passar pelo Rio de Janeiro, porém foi recentemente cancelada, o que aumentou ainda mais as expectativas para a estreia do filme, numa versão 3D cheia de efeitos.



O fraque de algodão estampado Domitila busca inspiração no drama e no humor, características presentes no trabalho de Tim Burton. É leve, e tem duas versões de estampas, além de detalhes de botões e veludos.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Outros lançamentos

Não é mais novidade que Domitila e Clementtina são amigas e parceiras. Se você ainda não conhece o Atelier de Fabiana Pomposelli, corra para lá: hoje é dia de lançamento de coleção, inspirada no Renascimento italiano. A loja está cheia de objetos e mimos charmosos e de bom gosto. CLique aqui para ter uma prévia!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Romance

Hoje é o dia internacional do beijo, e se fôssemos enumerar todas as categorias que o ato de beijar oferece ficaríamos perdidos. Do beijo de cinema ao de esquimó, dos que tiram o fôlego aos que prometem curar machucados de crianças, o beijo evoca romantismo, proporciona reconciliações e inspira artistas e fotógrafos há décadas. Até marchinha de carnaval faz reverência ao beijo. O post de hoje é uma seleção de beijos marcantes e que são sempre lindos de se ver!
Alfred Eisenstaedt fotografou este beijo em 1945 quando marinheiros e soldados comemoravam o fim da 2a Guerra Mundial em Times Square, NY. Detalhe: o casal em questão não se conhecia.
Brancusi esculpiu um beijo em pedra.

O beijo pelas lentes do fotógrafo Robert Doisneau é uma das imagens mais famosas. Muitos ficaram decepcionados ao descobrir que não foi um beijo espontâneo, o que não tira a beleza do registro.



Duas versões de beijos nas telas de pintores: o surrealista Magritte, e o brasileiro Rubens Gerchman.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Solidariedade

O Rio de Janeiro sofre com as chuvas e enchentes, e mais do que nunca precisamos ser solidários - através do site G1 você pode descobrir locais de doações em diversos pontos da cidade. Clique aqui para ver a lista.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Domitila e as tendências

Fala-se muito em tendências e peças-chave, e toda estação as mulheres (e os homens, por que não?) ficam de olho em revistas e em sites especializados para saberem o que será essencial nos armários. As tendências surgem não apenas das roupas e desfiles em si, mas de uma idéia mais ampla de comportamento e conceitos. Não é de hoje que nomes como Balmain e Balenciaga estão em evidência por mostrarem em seus desfiles um militarismo urbano que enche páginas e páginas de editoriais de moda mundo afora.

Desfile Balmain, 2009.

Se por um lado as tendências são traduções da contemporaneidade e aquecem o mercado, por outro são um perigo para o estilo, pois tendem a pasteurizar um pouco o hábito do vestir (e das compras!). Muitas mulheres pecam por quererem se adaptar fielmente aos padrões da moda, e acabam, às vezes, parecendo muito distantes daquilo que realmente são. Não esqueça: a roupa que você usa reflete o seu modo de vida, seus gostos e hábitos.

O estilo militar flerta com a moda há décadas, e a morte prematura de Michael Jackson em junho passado veio para reforçar uma peça que virou hit instantâneo: a jaqueta.

Michael Jackson, morto em 2009, reforçou a tendência da jaqueta, e foi visto usando as criações da casa Balmain em seus últimos meses de vida.


Adereçada com botões, passamanaria ou recobertas de paetês e outros brilhos, as jaquetas fazem reverência ao ídolo do pop, e prometem nos aquecer neste inverno. Recentemente, o figurino do Coldplay se valeu de jaquetas bacanérrimas para a turnê do álbum “Viva La Vida”. Muito antes deles, os Beatles fizeram mais uma revolução suas jaquetas que eram quase fardas em “Sargent Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.

Beatles e Coldplay, duas bandas inglesas de jaquetas militares coloridas, anos 60 e 2010.

Controvérsias à parte, uma coisa é certa: as tendências geram desejos de moda e consumo. Outra coisa certa é de que a moda deve ter humor, portanto procure adaptar os chamados “must-have” da vez. Misture peças-chave com o que você já tem no armário e faça concessões ao seu estilo. Domitila aposta nesses contrastes sempre, e dá a dica: a jaqueta de listras cai bem com saia de babados e sapatos retrô, e também com o jeans e regata de cetim romântica.




quinta-feira, 1 de abril de 2010

Mix de inverno

Nem oito, nem oitenta, o inverno no Rio de Janeiro poderia ser classificado como tropical: a cidade do verão e das praias dá um refresco eventual, e então vemos nas ruas botas, cachecóis e jaquetas, ufa!, finalmente eles saem do armário. A Páscoa, parece, vai ser de dias amenos. Aproveite para ousar mais nas combinações: já pensou que uma jaqueta militar pode dar certo com um vestido de algodão xadrez? Ou que o mesmo vestido pode combinar com sua bota folk? Domitila adora essa mistura, experimente!



Vestido "Atenas" em duas cores.