terça-feira, 27 de outubro de 2009

Correspondência

Está em cartaz no MAM da Bahia a exposição “Cuide de você”, da artista plástica francesa Sophie Calle. O título da mostra faz alusão à última frase de um email que Sophie recebeu de seu então namorado, que rompia com ela por meio do correio eletrônico. Passado o choque, Sophie enviou uma cópia do email a diversas mulheres que fizeram, à luz de suas profissões e vidas, interpretações e releituras do texto. O “pé na bunda” virou exposição de sucesso, Sophie ganhou projeção internacional e finalmente, após anos sem trocarem uma palavra, Sophie e o ex, Grégoire Bouillier, se encontraram na FLIP deste ano, onde ambos lançaram livros, sendo o dele o que remonta ao primeiro encontro dos dois.
Imagem da exposição "Prenez soin de vous", de Sophie Calle.

O que Sophie Calle tem a ver com Domitila? Mais do que pensamos. Durante seu romance com o Imperador, a Marquesa de Santos trocou uma vasta correspondência com Dom Pedro I, que muitas vezes assinava seus escritos como “Fogo Foguinho”. Despudorado, Dom Pedro não só fazia declarações ardentes para sua Titila, mas também lhe dava detalhes sobre a saúde de seu órgão sexual. A coincidência se dá no momento em que o Imperador termina seu caso com a Marquesa, adivinhe?, através de uma carta. Ele devia, na ocasião, casar-se com uma duquesa austríaca para renovar alianças políticas. Dom Pedro escreve à marquesa de Santos: “Eu te amo; mas mais amo a minha reputação agora também estabelecida na Europa inteira pelo procedimento regular, e emendado que tenho tido”.
Reprodução de carta de Dom Pedro I a Domitila de Castro.

Não fosse o abismo de séculos e evolução tecnológica que as separou, Sophie Calle e Domitila de Castro teriam muito o que conversar!Capas dos livros de Sophie Calle e Grégoire Bouillier, ambos lançados na FLIP deste ano.

A exposição “Cuide de você” faz parte dos eventos do Ano da França no Brasil. Passou por São Paulo e fica em cartaz em Salvador até 22 de novembro. Veja mais detalhes aqui.

O livro das cartas de amor de Dom Pedro I à Marquesa de Santos nunca foi reeditado. Alguns trechos de cartas podem ser lidos em sites aleatórios pela internet, basta uma busca para ter acesso. Trechos das cartas estão também nos banheiros das lojas de Ipanema e Leblon. Corra para ler! Nossa cliente Clara Gerchman, encantada com trecho da carta do Imperador à Marquesa, na loja de Ipanema. Nesta, Dom Pedro assina "Eu te dei meu coração. Seu verdadeiro, fiel, constante, amigo e amante, o Imperador".

Nenhum comentário: