terça-feira, 6 de outubro de 2009

Domitila vai ao Cinema

Na reta final do Festival do Rio, o Centro Cultural Banco do Brasil preparou uma mostra especial de documentários de moda, a Filme Fashion. Com curadoria da jornalista Alexandra Farah, a mostra começa hoje e fica em cartaz até 14 de outubro. Do comentadíssimo "Vogue - The September Issue" até o raro "Identidade de Nós Mesmos" (documentário rodado há vinte anos por Wim Wenders sobre o processo de criação de Yohji Yamamoto), a Filme Fashion reúne títulos que já vimos em outros festivais (como "Valentino - o Último Imperador", que registra o último desfile comandado pelo couturier italiano) e que não entrarão em cartaz. É uma excelente oportunidade de participarmos, ainda que como espectadores, dos bastidores da indústria da moda. A programação completa está no site do CCBB Rio, aqui.

Domitila assistiu quatro dos filmes em cartaz, os comentários estão abaixo.



Valentino - O Último Imperador é um documentário tocante que retrata os bastidores da última coleção desenhada pelo mestre italiano, ao mesmo tempo que revela hábitos de sua dolce vita. É também um registro preciso das mudanças pelas quais a indústria da moda passou nos últimos anos. E uma de suas declarações Valentino diz "Eu gosto da beleza. Não é culpa minha."
O documentário sobre Annie Leibovitz investiga sua carreira desde as primeiras fotos para a revista Rolling Stone até seus editoriais de moda para revistas como Vogue e Vanity Fair, e é interessante observar a moda através do olhar de quem está do outro lado da câmera. O filme que retrata Marc Jacobs guarda momentos deliciosos de seu processo de criação: encontros com artistas que o inspiram, o relacionamento com os funcionários e a loucura da véspera de um grande desfile.

Vogue - The September Issue é o documentário imperdível sobre o fechamento da edição mais importante da Vogue América, comandada pela figura mais poderosa do mundo fashion: Anna Wintour. O filme mostra o extremo profissionalismo de Anna e de sua entourage, editoriais fotografados por Mario Testino e Patrick Demarchelier, além de uma deliciosa conversa caseira de Anna com sua filha. A melhor surpresa do filme, porém, é Grace, que comanda editoriais fantásticos e rouba a cena.











Um comentário:

FULANAS MULTIMARCAS disse...

Que ótimo esse post !
"The september issue" - eu também recomendo !