quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Banda Moinho vai de Domitila

A Banda Moinho convida para a festa de lançamento do DVD este sábado na varanda do Vivo Rio. Emanuelle Araújo e Lanlan vestem Domitila. Escute as músicas aqui e deixe-se contagiar pelo ritmo!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Correspondência

Está em cartaz no MAM da Bahia a exposição “Cuide de você”, da artista plástica francesa Sophie Calle. O título da mostra faz alusão à última frase de um email que Sophie recebeu de seu então namorado, que rompia com ela por meio do correio eletrônico. Passado o choque, Sophie enviou uma cópia do email a diversas mulheres que fizeram, à luz de suas profissões e vidas, interpretações e releituras do texto. O “pé na bunda” virou exposição de sucesso, Sophie ganhou projeção internacional e finalmente, após anos sem trocarem uma palavra, Sophie e o ex, Grégoire Bouillier, se encontraram na FLIP deste ano, onde ambos lançaram livros, sendo o dele o que remonta ao primeiro encontro dos dois.
Imagem da exposição "Prenez soin de vous", de Sophie Calle.

O que Sophie Calle tem a ver com Domitila? Mais do que pensamos. Durante seu romance com o Imperador, a Marquesa de Santos trocou uma vasta correspondência com Dom Pedro I, que muitas vezes assinava seus escritos como “Fogo Foguinho”. Despudorado, Dom Pedro não só fazia declarações ardentes para sua Titila, mas também lhe dava detalhes sobre a saúde de seu órgão sexual. A coincidência se dá no momento em que o Imperador termina seu caso com a Marquesa, adivinhe?, através de uma carta. Ele devia, na ocasião, casar-se com uma duquesa austríaca para renovar alianças políticas. Dom Pedro escreve à marquesa de Santos: “Eu te amo; mas mais amo a minha reputação agora também estabelecida na Europa inteira pelo procedimento regular, e emendado que tenho tido”.
Reprodução de carta de Dom Pedro I a Domitila de Castro.

Não fosse o abismo de séculos e evolução tecnológica que as separou, Sophie Calle e Domitila de Castro teriam muito o que conversar!Capas dos livros de Sophie Calle e Grégoire Bouillier, ambos lançados na FLIP deste ano.

A exposição “Cuide de você” faz parte dos eventos do Ano da França no Brasil. Passou por São Paulo e fica em cartaz em Salvador até 22 de novembro. Veja mais detalhes aqui.

O livro das cartas de amor de Dom Pedro I à Marquesa de Santos nunca foi reeditado. Alguns trechos de cartas podem ser lidos em sites aleatórios pela internet, basta uma busca para ter acesso. Trechos das cartas estão também nos banheiros das lojas de Ipanema e Leblon. Corra para ler! Nossa cliente Clara Gerchman, encantada com trecho da carta do Imperador à Marquesa, na loja de Ipanema. Nesta, Dom Pedro assina "Eu te dei meu coração. Seu verdadeiro, fiel, constante, amigo e amante, o Imperador".

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Flores violetas

O floral violeta sobre fundo preto é estampa curinga para vestir em qualquer estação do ano. Sapatos fechados e casaquinhos compõem looks de inverno, e usados com sandálias e sapatilhas são peças ideais para o verão.


Vestido "Valência" floral preto.

Blusa "Pelô" floral preto.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Domitila em anúncio

Já falamos aqui sobre os Doces Cariocas e suas músicas deliciosas. Isa Lima teve o prazer de vestir o casal para a gravação do dvd da banda. Alexia também veste Domitila na campanha da CEG, que está anunciada hoje no jornal O Globo.


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Rendas

As festas de fim de ano já começam a aparecer e nossas clientes chegam à loja em busca de roupas para tais ocasiões. As peças de renda off-white fazem sucesso! A blusa e o casaquinho são fáceis de combinar com partes de baixo que podem variar de cores neutras a tons quentes e cítricos. Experimente usar a renda clássica com scarpins e sandálias coloridos.


Vestido "Paris" de renda.


Casaco "Versailles" de renda.

Blusa "Natália" de renda.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Camisetas e echarpes para encarar a chuva

Camisetas já serviram a causas, manifestos, ideologias e piadas bem-humoradas. Já foram básicas, hype, sinônimo de rebeldia e conquistaram o status de peça clássica: não saem de moda, vestem diversas idades e têm estilos tão versáteis que até mesmo marcas tradicionais já fizeram a sua. Há pouco tempo, Alber Elbaz, estilista da Lanvin, criou uma versão divertida da peça e bordou nela a frase com a qual poucas mulheres discordam: "I want Lanvin, not flowers".

Domitila aproveita esses dias chuovosos e usa suas camisetas com echarpes tie-die de renda e seda, numa mistura de estilos que dá certo.


As echarpes são tingidas artesanalmente, uma por uma, e o resultado é um degradê de tons, dos mais contrastantes às variações da mesma cor.

A sugestão é combinar com a saia tulipa floral, que traz um perfume retrô à produção. Se a temperatura cair, combine com uma meia-calça opaca e um par de botas.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mix de Estampas

Os patchworks da Domitila são como colagens onde diversas estampas se harmonizam. Misturas de desenhos geométricos e listras gráficas com flores e ilustrações tradicionais como o toile-de-jouy modernizam a peça.

Vestidos "Nêga" de algodão.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Editorial Infantil

O vestido de babados, fotografado para o editorial Casa de Bonecas da Revista O Globo, em duas estampas. As roupas infantis vão de 1 a 6 anos. A coleção de verão para as pequenas chega em breve à loja do Leblon, aguarde!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Domitila na Revista O Globo

9 em cada 10 clientes que entram na Domitila suspiram ao avistarem a arara de peças infantis, e uma sinfonia de "ooohs" e "aaahs" toma conta da loja. O editorial "Casa de Bonecas" da Revista O Globo de 11/10 retratou crianças vestindo roupas adoráveis, entre elas uma bata de algodão e um vestido de babados da Domitila.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Guilhermina Guinle vai de Domitila

Guilhermina Guinle vestiu Domitila para a entrega do prêmio Veja de Gastronomia essa quinta (8/10) no Rio de Janeiro.


* fotos do site Ego.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Cores Vibrantes

Turquesa e coral vibrantes nas peças de cetim inspiradas em lingeries, leves e românticas para dias de verão.
Blusas "Vivi" de cetim de seda.

Vestidos "Mel" de cetim de seda.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Domitila vai ao Cinema

Na reta final do Festival do Rio, o Centro Cultural Banco do Brasil preparou uma mostra especial de documentários de moda, a Filme Fashion. Com curadoria da jornalista Alexandra Farah, a mostra começa hoje e fica em cartaz até 14 de outubro. Do comentadíssimo "Vogue - The September Issue" até o raro "Identidade de Nós Mesmos" (documentário rodado há vinte anos por Wim Wenders sobre o processo de criação de Yohji Yamamoto), a Filme Fashion reúne títulos que já vimos em outros festivais (como "Valentino - o Último Imperador", que registra o último desfile comandado pelo couturier italiano) e que não entrarão em cartaz. É uma excelente oportunidade de participarmos, ainda que como espectadores, dos bastidores da indústria da moda. A programação completa está no site do CCBB Rio, aqui.

Domitila assistiu quatro dos filmes em cartaz, os comentários estão abaixo.



Valentino - O Último Imperador é um documentário tocante que retrata os bastidores da última coleção desenhada pelo mestre italiano, ao mesmo tempo que revela hábitos de sua dolce vita. É também um registro preciso das mudanças pelas quais a indústria da moda passou nos últimos anos. E uma de suas declarações Valentino diz "Eu gosto da beleza. Não é culpa minha."
O documentário sobre Annie Leibovitz investiga sua carreira desde as primeiras fotos para a revista Rolling Stone até seus editoriais de moda para revistas como Vogue e Vanity Fair, e é interessante observar a moda através do olhar de quem está do outro lado da câmera. O filme que retrata Marc Jacobs guarda momentos deliciosos de seu processo de criação: encontros com artistas que o inspiram, o relacionamento com os funcionários e a loucura da véspera de um grande desfile.

Vogue - The September Issue é o documentário imperdível sobre o fechamento da edição mais importante da Vogue América, comandada pela figura mais poderosa do mundo fashion: Anna Wintour. O filme mostra o extremo profissionalismo de Anna e de sua entourage, editoriais fotografados por Mario Testino e Patrick Demarchelier, além de uma deliciosa conversa caseira de Anna com sua filha. A melhor surpresa do filme, porém, é Grace, que comanda editoriais fantásticos e rouba a cena.











segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Outras Rosas

Vestidos "Mix" de rosas gráficas com listras.

Vestido "Carmem" longo de rosas.


Saia "Poliana" floral.


A saia de cintura alta é peça coringa da coleção, para ser usada de dia ou à noite, com camisetas de malha e sandálias rasteiras, ou com blusas de renda e tule e sapatos de salto. É uma peça versátil que muda de "cara" de acordo com os acessórios da produção, além de combinar com uma extensa cartela de cor.

Regatas "Pop" de malha de algodão.


quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Rosas

Flores são sinônimo de romantismo no imaginário coletivo, além de estarem intimamente ligadas à feminilidade e à delicadeza. Não por acaso, as estampas florais são sempre as mais aguardadas nas coleções da Domitila. Entre elas, as rosas já viraram um clássico da marca, e neste começo de primavera elas aparecem em três variantes de cor - off-white, vermelho e azul.

Peças do verão 2010 e parede da loja do Leblon.


A francesa Au Nom de La Rose é uma floricultura onde só são vendidas rosas, e é impossível passar pela porta da loja sem entrar. As flores variam do mais forte vermelho aos tons pastéis (e cada cor tem um significado, veja aqui), e são vendidas em formas de buquês, corações e em pequenos vasinhos. A marca desenvolveu também uma linha de produtos, de sachês e sprays de ambientes a chás e chocolates.

Arranjos e vitrine da loja "Au Nom de La Rose", na França.


Rosas são inspiração para os mais diversos fins: vestidos, arranjos de decoração, declarações de amor, pedidos de desculpas além de músicas inesquecíveis, como o belo samba de Cartola - aqui. E embora um pouco clichê, é preciso reconhecer que poucas flores nos causam o mesmo encanto que uma bela rosa.